» » » » » » Jaguaretama: Populismo, Nepotismo e ilusionismo tudo pelo poder!

Filha assume vaga da mãe após exoneração por 
determinação do MP. Competência ou herança?


CUIDADO, O MARKETING POPULISTA É NEFASTO E PREJUDICA DIRETAMENTE A POPULAÇÃO EM BENEFÍCIO DE UM PEQUENO GRUPO QUE ESTÁ NO PODER.
Muito embora seja um conceito controverso, de modo geral, POPULISMO é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos (legais ou ilegais, reais ou ilusórios) para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos, as instituições democráticas e nem as Leis vigentes, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático.
O objetivo principal do governante populista é MANTER-SE NO PODER.
É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.
Partindo deste conceito, chega-se a conclusão de que um político populista é um MAL QUE DEVE SER COMBATIDO PELO POVO, sob risco de ser severamente prejudicado.
VAMOS ANALISAR AGORA, AS AÇÕES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE JAGUARETAMA...
FATO 1
Recentemente, o Meritíssimo Sr. Juiz da Comarca local expediu decisão sobre a imediata exoneração da agora ex-Diretora Geral do HMABM como consequência da mesma ser ficha suja e inelegível, o que configura conflito com a Lei Orgânica do Município e Constituição Estadual. Não obstante a isso, o Sr. Prefeito nomeou ao cargo justamente A FILHA DA EXONERADA (FOTO)!! Detalhe: a nova Diretora Geral desta unidade hospitalar é também filha também do Chefe de Gabinete da atual administração.
Seriam tais fatos mera coincidência?
Paralelamente a este ato administrativo, a mídia local produz intensa divulgação do fato, tomando o cuidado (exagerado, diga-se de passagem) em ressaltar as supostas qualidades da nova diretora. O próprio prefeito divulga em seu perfil pessoal na rede Facebook a filmagem da cerimônia, na qual, aliados diversos da gestão declaram elogiosas considerações à nova diretora.
Ocorre que o blogueiro Valdízio Barreto, publicamente um defensor da atua administração e dono de um blog e um Jornal de tiragem mensal, postou em seu Jornal (edição novembro/2017), na seção "Curtas", uma nota nomeada como "Imoral" (vejam o print), na qual disserta, entre outras coisas, que: "Imoral mesmo é oferecer vantagem ao eleitor em troca de voto. Também é imoral, pelo menos para parte da população, é político indicar pessoas da família para exercer cargos comissionados, (...)".
Curiosamente, nesta mesma edição do Jornal e também do blog, o Sr. Valdízio narra os eventos que culminaram com a exoneração da ex-Diretora Geral e nomeação da atual de forma demasiado superficial (vejam o print), onde estabelece, entre outras coisas, que: "A nova diretora é filha do ex-vereador Juraílson Brito que exerce a função de Chefe de Gabinete da Prefeitura".
Então analisemos:
- A nova diretora é filha de um ex-vereador e aliado político do atual Prefeito e que ocupa cargo de confiança na gestão com uma ex-prefeita e ex-secretária da saúde local também aliada política do prefeito Glairton Cunha e que ocupou cargo comissionado na gestão!!
- A ex-Diretora Geral Luzia Cunha (mãe da atual diretora) é prima em primeiro grau do prefeito Glairton Cunha!! O pai do atual prefeito (Sr. Pedro Cunha) é irmão da falecida mãe da ex-diretora (Sra. Rosita Cunha).
- A exoneração da ex-Diretora Geral se deu por via judicial, não seria a nomeação de sua primogênita um caso claro de conflito de interesses no âmbito da administração pública?
Então, porque cargas d'água o Sr. Valdízio não classificou a nomeação da nova diretora como IMORAL? Não estamos aqui diante de um caso de NEPOTISMO?
FATO 2
Há cerca de pouco mais de um mês, houve intenso debate na Câmara Municipal acerca da necessidade e da via de concessão de nova viatura para o efetivo da Polícia Militar do município.
Rubens Pinheiro, Francijaime,
Nelson Martins, Mauro Filho e Jayme Renan
De um lado, o vereador Rubens Pinheiro informava que seu grupo político (atual oposição), que tem à frente além dele mesmo, também o ex-prefeito Francijaime Pinheiro e o ex-vice-prefeito Jayme Renan, já estava em campo batalhando por esta viatura juntamente com o Sec. de Finanças do Estado Dr. Mauro Filho e o Sec. da Casa Civil do Estado Sr. Nélson Martins.
Do outro lado, vereadores da situação faziam troça das declarações do vereador Rubens, e duvidavam da capacidade do seu grupo em prestar este serviço de utilidade pública ao povo da nossa terra.
O vereador Rodolfo Cunha chegou a dizer em tom de zombaria que: "Eles queriam bem fazer a cerimônia para entrega (da viatura)".
O líder do prefeito na Câmara disse: "Parece que a viatura tá vindo é tangendo".
Nesse ínterim, o grupo de oposição do ex-prefeito Francijaime Pinheiro encontra-se pessoalmente em Fortaleza (foto) com os secretários estaduais Nélson Martins (que inclusive faz um pequeno discurso na ocasião) e Mauro Filho para tratativas sobre a concessão da viatura.
Neste contexto, a viatura foi entregue nesta última quarta-feira (01/10) e o grupo político da situação tratou logo de armar uma grande cerimônia de recepção, com direito a discursos elogiosos, carreata e fogos de artifício. Ao que parece, tudo preparado para, aos olhos do povo, transformar a concessão da viatura num feito da gestão municipal.
Voltando um pouco ao passado, observamos um comentário do prefeito Glairton Cunha no Facebook (vejam o print), mais precisamente na timeline de um cidadão de nome Tibério Vieira, onde o prefeito deixava sua impressões sobre um fato ocorrido no hospital envolvendo tal cidadão. No comentário, o prefeito disserta, entre outras coisas, que: "Em relação a atuação da polícia que é um órgão estadual, o município não tem competência para julgá-los. Acredito, confio e apoio o trabalho deles e se cometerem excesso, (...) tem a corregedoria para analisar, não serei eu que vou impedir ou atrapalhar a sua atuação".
Já que o prefeito considera (corretamente) a Polícia Militar como um órgão estadual e fora da sua esfera de poder, PORQUE ENTÃO FIZERAM UMA CERIMÔNIA DE ENTREGA DE UMA VIATURA COMO SE FOSSE UM FEITO DA SUA ADMINISTRAÇÃO?
AOS CIDADÃOS JAGUARETAMENSES, EU DIGO: OBSERVEM E FISCALIZEM AS AÇÕES DE SEUS REPRESENTANTES!! SÃO AS AÇÕES E NÃO AS PALAVRAS QUE MOSTRAM QUEM NA VERDADE ELES SÃO.


Sic.: 
 É importante mencionar que o nepotismo não constitui um ato criminoso. No entanto, quando o nepotismo é praticado de forma intencional, o gestor público ficará sujeito a uma ação civil pública por cometer improbidade administrativa (sendo que essa sim é um crime) pela prática de nepotismo.
Fonte: Frade Alerta / Facebook

Postador Gazeta

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Sports